sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mente Consciente / Subconsciente – Entendendo



A Mente consciente tem a função de tomar decisões, raciocinar, escolher, decidir e pensar, enquanto o Subconsciente armazena lembranças, é intuitiva, cria comandos automáticos, e está totalmente sujeita ao consciente, ou seja, o consciente comanda o subconsciente. Nosso Subconsciente é o canal que está ligado ao mundo Espiritual, é o canal que está conectado a Tudo e a todos, sendo assim possui um poder inestimável e infinito. Através dele podemos ser ou ter o que desejamos, e ai surge uma pergunta: Como podemos controlar nosso subconsciente para mudar nossas vidas? A mente consciente comando o subconsciente, ela dá as ordens e o subconsciente segue. O desafio está em dar as ordens certas. Vamos ler essa metáfora para compreender melhor:

Em um navio existia um comandante e sua tripulação, o comandante tinha o destino de ir a Austrália, mas como nunca tinha navegado para aqueles lados, pediu instruções a um grupo de cavalheiros que se encontrava beirando o porto, os cavalheiros instruíram o comandante e esse mesmo passou estas instruções à tripulação, a tripulação confiava em seu comandante e seguiu as ordens exatamente como foram passadas. A tripulação começou a se mover, levantou âncoras, e colocou o navio nas coordenadas que o comandante havia dito. Feito isso seguiram navegando, mas depois de alguns dias o comandante e toda sua tripulação notaram que o clima ficava cada vez mais frio, e passado mais dias ainda blocos de gelos começaram a surgir no mar, mas o comandante insistia que o caminho era por ali, e assim foi até se completar um mês e toda a tripulação junto com o comandante morrerem congelados.

Metáfora do livro O Poder do Subconsciente / Adaptada por mim

Podemos notar aqui uma história triste mais que poderia ser evitada se o capitão tomasse consciência que o caminho que seguia era para a destruição. A nossa mente consciente é o comandante do navio que passa as ordens para a tripulação (mente subconsciente), é essa segue as ordens exatamente como foram passadas. Cabe a nós, decidir para onde vamos, e assim passar essas ordens à nossa tripulação mental, se concluirmos que o caminho não está nos fazendo bem, tomamos outro rumo.

Como influenciar nosso subconsciente?

Antes de responder esta questão, precisamos descobrir como nossa mente (consciente / subconsciente) tem executado ordens passadas.

Tudo que for intenso e repetitivo em nosso consciente, é impresso no subconsciente. Todo pensamento prolongado, não importa se for bom ou ruim o subconsciente irá entender como uma ordem, e irá cumprir essa ordem em sua realidade. Nós filtramos a realidade através dos cinco sentidos, quando essas informações chega nosso consciente, damos cores, sentimentos e intensidade a elas. Quando passamos por uma situação em que a nossa emoção foi atingida (brigas, solidão, afeto, carinho) essa informação é impressa no subconsciente, pois sofreu uma intensa emoção, e quando repetimos demais um certo pensamento ou ação, essa também é impressa. Vamos recorrer á metáfora para compreender melhor mais uma vez:

Pablo foi visitar a vovó em sua casa de campo, após um longo dia de brincadeiras Pablo foi tomar banho, após se despir ele colocou a mão no registro para ligar o chuveiro, ao fazer isso tomou um choque, e isso o incomodou muito. Em seguida, todas as vezes que Pablo ia tomar banho em um lugar que não fosse sua casa, ele tinha medo de colocar a mão no registro para tomar banho. Um medo simples, mas que o incomodava.

Notamos aqui que Pablo certamente ao tomar o choque, manifestou um sentimento de dor dentro dele, e se lembrava bastante deste momento por ter sido doloroso, essa informação foi impressa em seu subconsciente, criando um medo de por a mão no registro. Damos o nome á essas informações impressas de: crenças. Nosso subconsciente está cheio delas, algumas ruins como medos, baixa auto-estima, inferioridade, e outras boas como confiança, sucesso e segurança.

Tudo que ouvimos freqüentemente de nossos pais e amigos, também nos influencia criando crenças boas ou ruins, a partir do conjunto de todas essas crenças criamos nosso mapa mental o qual nos guiará pelo mundo.

Cada pessoa individualmente possui seu conjunto de crenças obtidas pelas suas próprias experiências, uma pessoa de sucesso, por exemplo, possui a crença que sempre conquista o que é desejado. Já a crença de uma pessoa tímida a faz pensar que é inferior e que não irá agradar aos outros, as crenças agem automáticas sem que percebemos.

Quando Aprendemos a disciplinar nossa mente consciente podemos imprimir só crenças positivas e boas em nosso subconsciente, o qual ele moverá montanhas e mares para tornar em realidade. No próximo artigo iremos aprender como influenciar nosso subconsciente para obter uma vida mais saudável e feliz, conquistando qualquer objetivo.

Esse mesmo artigo também está em www.suamente.com.br , visitem !