quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Evoluir




Vamos comentar da evolução pessoal aqui, não a evolução humana ao longo da história.

Ao entrar no óvulo da mulher, entramos em um estado de evolução que nos prepara fisicamente para o Mundo, e essa evolução física dependemos de nossa mãe, onde passamos 9 meses recebendo oxigênio e alimentos para a formação do nosso corpo.

Depois dos 9 meses saímos para o Mundo, onde continuamos evoluindo fisicamente, e agora mentalmente, onde aprendemos a andar, falar, raciocinar, etc... Agora não mais dependemos exclusivamente da mãe(biológica), mas dependemos de alguma pessoa que nos proteja e que nos alimente . Desenvolvemos nossas crenças em contato com o Mundo e criamos a nossa realidade, julgamos as coisas e as pessoas ao redor, baseado em que nossos pais nos passaram.

Aos 13 anos de idade, evoluímos fisicamente, mentalmente e socialmente, ao entrarmos na escola e mantendo melhores contatos com alunos, professores. Nossos gostos começam ser comparados com o grupo social em que estamos, e aí vem as mudanças. O modo de vestir-se, o estilo de música, e muitos outros fatores. Nessa fase ou influenciamos ou somos influenciados por amigos, nossas crenças sofrem mudanças.

Também nessa mesma fase, estamos sendo preparados para assumir o rumo de nossas vidas sozinhos, fazendo uma escola, cursos, faculdade e estágios, para adquirirmos a capacidade e a educação enfim de trabalhar e sobreviver.

Podemos notar, em que na medida que crescemos e evoluímos, uma nova etapa de evolução surge, mais uma vez podemos observar através disso a infinita e precisa sabedoria do Deus Criador.

A evolução mais complexa e difícil vem por último, evoluir para com a sociedade. Fazer amigos, ter contatos, etc... A vida social de um indivíduo e construída através das crenças obtidas na infância, na evolução psicológica. Toda influência, elogios e críticas que recebeu atuam hoje em sua mente inconscientemente, sem ela perceber, o qual influenciam na sua comunicação com outros da espécie.

Um Exemplo: A mãe divorciada vivia dizendo e expressando a sua filinha o quanto os homens não prestam, essa mulher diz isso porque sofrera uma decepção amorosa resultando no divorcio. Essa mulher desenvolveu a crença que nenhum homem presta, só porque obteve esse experiência com um homem que a fez a sofrer, ela generalizou que mais nenhum homem é capaz de fazer uma mulher feliz, está cheio de mulheres assim na sociedade. Essa mãe incorformada com seu passado diz a sua família para ter cuidado com todos os homens, a filha chega na fase adulta e sente medo e insegurança de se relacionar com homens, tudo isso porque quando pequena sua mente foi invadida por histórias e generalizações de que todos os homens são incapazes de fazer uma mulher feliz.

Essas 3 fases de evolução estão ligadas entre si : físico, psicológico e sociológico. Mas o estado físico só pode ser afetado pelo social, se antes passar pelo mental, e vice-versa.


As crenças estão armazenadas em nosso estado mental, e essas mesmas se manifestarão no fisíco e no social.

Vamos ver alguns exemplos sobre a influência de cada um:

Uma pessoa que possui uma baixa auto-estima possui dificuldades para se relacionar,
é timída e possui uma postura acanhada. Seu estado mental de timidez dificulta seus
relacionamentos. Por que ela é timída? Talvez quando mais nova sofreu gozações de amigos
por ser obesa, feia e prolongou isso.
Acreditou nos comentários de seus defeitos fisícos - Apartir disso criou uma crença negativa - Resultando na dificuldade em se relacionar.


Vemos que tudo é resultado das crenças que desenvolvemos e alimentamosdurante nossas vidas, por alguma situação constrangedora, prazerosa, e daforma como nossos pais criou nossa realidade.

A evolução social é sem dúvidas a mais complexa, onde dependemos de grupos de pessoas, e de nossa própria habilidade de se comunicar.

Evolua em todas as áreas de sua vida, quando um evento ocorre em alguma área, ela vai influenciar as outras áreas, seja bom, ou ruim. Permita ser influenciado só por coisas boas, e tenha uma evolução saudável, domine cada área de sua vida.

Evolução Espiritual

Ao ter a consciência e a fé no Mundo Espiritual (reino de Deus), é que começamos a buscar e evoluir em Espírito. Crescer na vida Espiritual, automaticamente você cresce em todas as outras demais áreas, o Mundo Espiritual é sobremaneira infinitamente maior e supera todos as outras áreas, ou seja, evoluir espiritualmente influencia diretamente e definitivamente em todas as áreas da sua vida, tendo abundância em tudo.

Não estou dizendo que não devemos nos preocupar em nosso mundo fisíco, social e mental, pois ainda somos meros humanos rs. Estou apenas ressaltando que o mundo Espiritual está acima de todos esses.

Andar segundo Espírito é deixar se guiar pelo Espírito, deixar Deus guiar seus passos e todos os seus caminhos.

Essa evolução Espiritual, depende somente de nós, pois Jesus já fez a parte dEle morrendo na cruz, assim podemos nascer em Espírito novamente.

Essa evolução nos prepara para a eternidade com nosso Deus, nos prepara para o depois dessa vida de agora, a vida eterna com Cristo Jesus.

Age diretamente no estado mental, o estado mental é que determina se o físico é afetado pelo social, ou se o social é afetado pelo físico, o estado mental é que escolhe. Quando entramos para a vida Espiritual, no estado mental é dominado pelo Espírito de Deus, assim influenciado e obtendo sucesso na área física (saúde) de nossas vidas e na área social (financeira, amigos, etc..).

Tendo isso em vista, se concretiza aquele versículo:
Buscai primeiro o reino de Deus, e as demais coisas serão acrescentadas.

Acredite, Busque, e Evolua no Mundo Espiritual, que toda a sua vida se transformará.

F. Silvestre