quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Interno / Externo


Interno/Externo

Todas as pessoas no mundo ou são internas, ou externas.
Uma pessoas Externa é aquela que é influenciada por sua realidade externa, é atingida por coisas que estão ao seu redor, acredita nas críticas e se sentem melhor com elogios. Elas precisam de algo externo para se sentirem melhor, ou pior. Estão dependentes do ambiente em que estão, agem com base aos que o cercam. Pessoas assim são influenciadas mais facilmente, possuem insegurança.

Já uma Pessoa Interna não depende do que acontece fora dela pra sentir melhor, Não deixa que coisas irrelevantes que estão ao seu redor atingir sua paz e tranquilidade. Costumam ver as coisas pelo lado positivo, aumentando sua própria auto-confiança e não agindo de acordo com o ambiente que estão. Geralmente são os líderes nos grupos sociais em que atuam, tem valores em suas persoanalidades que não são afetados por coisas externas, não se alteram e não ficam nervosos por qualquer coisa.

Existe uma metafóra que grupos de ajudam usam : Síndrome Popeye
No Desenho o personagem necessita do espinafre (externo) para se sentir melhor e agir !
È um perfeito exemplo de pessoas externas que necessitam de alguma coisa para se sentirem melhor e agirem.
Também Pessoas alcólicas, outras que usam drogas para fugirem da realidade e sentir-se melhor, se encaixam na Síndrome Popeye, todas essas possuem uma insegurança e dependem do externo para serem felizes.



Interno/Externo são termos usados em PNL